Ações de prevenção e detecção precoce contribuem para sucesso do controle do câncer

Ações de prevenção e detecção precoce contribuem para sucesso do controle do câncer

Saiba mais

Especialistas discutem assunto no INCA, em razão do Dia Mundial do Câncer.

Alimentação saudável, prática regular de atividade física, redução do consumo de bebidas alcoólicas e açucaradas, além da não utilização do tabaco são fatores de proteção contra o desenvolvimento do câncer. Todos fazem parte das recomendações convergentes entre o Código Latino-Americano e Caribenho contra o Câncer (LAC Code) e a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).


A PNPCC (Lei 14.758) foi sancionada em dezembro e tem como principais objetivos a redução da incidência e da mortalidade dos diferentes tipos de câncer e a promoção do acesso ao cuidado integral. Também integrante da lei, o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer proporcionará o acompanhamento individual das ações envolvidas no diagnóstico e tratamento dos pacientes oncológicos.

Ainda no ano passado, no contexto da América Latina e Caribe, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc) lançou o LAC Code, que também projeta reduções de incidência e mortalidade relacionadas à doença, a partir de medidas individuais e coletivas de prevenção e detecção precoce. O documento foi elaborado por 60 especialistas de entidades governamentais e ONGs entre 2021 e 2023. O INCA, em parceria com a Opas, o Hospital Albert Einstein e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, traduziu a publicação para o português.

“O Dia Mundial do Câncer visa mobilizar a sociedade no sentido de colocar a doença na agenda de saúde nos diferentes países. A intenção do INCA no evento é apresentar à população brasileira, as recentes iniciativas de prevenção e detecção precoce no país e na América Latina com o objetivo de ampliar o controle do câncer e construir alianças com a sociedade civil”, ressalta o médico oncologista do INCA Ronaldo Corrêa.

Dentre os fatores de risco evitáveis para o desenvolvimento da doença, o tabagismo é responsável por 161 mil mortes anuais de câncer no Brasil, o que representa 13% do total de óbitos pela doença. Já o consumo de ultraprocessados é o causador de mais de 57 mil mortes a cada ano pelo mesmo motivo, o que corresponde a cerca de 11% de todos os óbitos em adultos de 30 a 69 anos no País. No que se refere à ingestão de bebida alcoólica, estimativas apontam que a cada hora duas pessoas morrem por causas plenamente atribuíveis ao uso do produto. Em 2019, cerca de 17 mil casos novos e 9 mil mortes por câncer foram atribuíveis ao consumo desse tipo de bebida.

“A prevenção e a detecção precoce são estratégias listadas no LAC Code e na PNPCC que contribuem para aumentar o acesso aos cuidados do câncer. Ao diminuirmos, em médio e longo prazos, a ocorrência de casos, incluindo aqueles mais avançados, serão economizados recursos que poderão ser aplicados na garantia do acesso universal a tratamentos oncológicos efetivos para todas as pessoas que precisarem”, pontua a coordenadora de Prevenção e Vigilância do INCA, Marcia Sarpa.

O câncer ocupa o segundo lugar entre as causas mais frequentes de morte no Brasil. São esperados 704 mil novos casos da doença no País para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. Estudos do INCA projetam que se nada for feito e a tendência de aumento de casos se mantiver na mesma velocidade, a União gastará R$7,84 bilhões em 2040 com procedimentos hospitalares e ambulatoriais no SUS em pacientes oncológicos.


Campanha e evento

Este é o último ano da campanha “Cuidados para todos” (Close the care gap), organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). Em 2022, a instituição, que reúne mais de mil organizações ligadas ao câncer em cerca de 160 países, lançou o desafio para que cada país possa encontrar soluções que contribuam na equidade do tratamento e no controle das neoplasias malignas.
Além de pesquisadores do INCA, o evento contará com representantes da Opas, IARC, do Ministério da Saúde e do Hospital Albert Einstein. A programação será transmitida pela TV INCA, a partir das 10h da próxima terça-feira.

“Sem medidas urgentes para aumentar a conscientização sobre o câncer e desenvolver estratégias práticas para lidar com a doença, a UICC estima que em 2025 deverão ocorrer 6 milhões de mortes prematuras por câncer ao ano. Justamente por isso, o papel do INCA, como instituição filiada à UICC, é sugerir e promover debates e ações de comunicação relacionadas ao tema escolhido para a data, reforçando a relevância de uma atuação nacional, regional e global”, esclarece o diretor-geral do Instituto, Roberto Gil.

CLINICA DE ONCOLOGIA REICHOW LTDA - CNPJ: 03.354.642/0001-87

icon-natela Natela - Soluções Web
Ícone whatsapp