Leucemia: linfoide e mieloide

Leucemia: linfoide e mieloide

Como já falamos anteriormente, a leucemia é um tipo de câncer no sangue e surge quando os glóbulos brancos começam a se reproduzir de maneira descontrolada na medula óssea.

Porém, existem mais de um tipo de leucemia e elas são divididas em aguda ou crônica, vai depender da velocidade de crescimento das células cancerígenas.

São conhecidas mais de 12 tipos de leucemia, sendo quatro primárias:

- Leucemia mieloide aguda (LMA): É o tipo mais comum e mais agressivo da doença. A LMA não é uma doença única, mas uma doença heterogênea que é caracterizada por muitas anormalidades cromossômicas e mutações genéticas.

- Leucemia mieloide crônica (LMC): Este tipo tem prevalência maior entre homens e pessoas acima de 60 anos de idade. A LMC é um tipo de leucemia que progride devagar (crônica) e envolve as células mieloides da medula óssea.

- Leucemia linfoide aguda (LLA): É um câncer causado por um linfócito (tipo de célula responsável pela defesa do organismo) que sofre mutação na medula óssea por algum erro no DNA.

- Leucemia linfoide crônica (LLC): Este tipo de leucemia tem um progresso lento, e muitas pessoas vivem anos com a doença até descobrirem. Porém, ela deve ser diagnosticada no momento correto para que não evolua para um caso mais grave. É importante salientar que a LLC é uma doença adquirida e não hereditária.


Diretor Técnico Responsável: Dr. Sandro Laércio Reichow​
CRM 6382/SC l RQE 2224

CLINICA DE ONCOLOGIA REICHOW LTDA - CNPJ: 03.354.642/0001-87

icon-natela Natela - Soluções Web
Ícone whatsapp