Pesquisa clínica: entenda como funcionam os testes para novos tratamentos de saúde

Pesquisa clínica: entenda como funcionam os testes para novos tratamentos de saúde

Você sabia que antes de serem comercializados todos os medicamentos passam por inúmeros testes para comprovar a eficácia e segurança deles? Confira a reportagem completa!

Você sabia que antes de serem comercializados todos os medicamentos passam por inúmeros testes para comprovar a eficácia e segurança deles? Esse processo ocorre por meio das pesquisas clínicas. Há dois anos e meio, a Clínica de Oncologia Reichow atua nesse tipo de pesquisa para oferecer oportunidade de novos tratamentos aos pacientes de Blumenau e região.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a pesquisa clínica é definida como “estudos realizados com humanos para medir os parâmetros de segurança e eficácia de novos medicamentos, sendo essencial para a chegada de novas alternativas terapêuticas no mercado”. Ou seja, está presente desde os primórdios da medicina para comprovar que medicamentos são eficazes no combate a doenças e seguro para seres humanos.

Oportunidades únicas em tratamentos de saúde
A etapa que vai do desenvolvimento até a liberação do medicamento pode durar décadas. Cada fase de pesquisa é avaliada pelos órgãos governamentais e comitês de ética do país onde o estudo ocorre. O objetivo é garantir que o benefício do tratamento e a segurança do voluntário sejam mantidos como objetivos principais.

Cada voluntário da pesquisa colabora para gerar informações essenciais que ajudam a desenvolver medicamentos, com a segurança de todo um acompanhamento médico, de equipe multidisciplinar e exames para monitoramento da doença. O voluntário também tem a possibilidade de utilizar antecipadamente – de forma gratuita – um tratamento que só vai estar disponível no mercado anos depois.

Atualmente, a pesquisa clínica vem aparecendo cada vez mais como oportunidade extra para tratamento, principalmente no caso de doenças avançadas, como o câncer. Muitos pacientes também já procuram pesquisas para se voluntariar, o que incentiva cada vez mais a busca por tratamentos com as melhores respostas possíveis, com efeitos mais duradouros, melhora da qualidade de vida e redução de efeitos colaterais.

Rigor na seleção e condução dos tratamentos
As clínicas que participam das pesquisas também passam por uma minuciosa etapa de avaliação. A Clínica de Oncologia Reichow, participa desta seleção para cada proposta de novo tratamento, sendo avaliada quanto a sua estrutura, capacitação da equipe, e conformidade com os requerimentos obrigatórios para andamento dos estudos clínicos. Tudo isto é analisado para garantir um atendimento completo e padronizado a todos os outros centros de pesquisas no mundo.

O Centro de Pesquisas Clínica Reichow já tem confirmação de mais estudos em câncer de pulmão nos próximos meses, além de novos tratamentos para Leucemia Mielóide Aguda e Mieloma Múltiplo e pretende expandir cada vez mais sua áreas de atuação, buscando oportunidades para outros tipos de câncer, doenças hematológicas, doenças raras e doenças genéticas.

Confira a reportagem publicada no NSC total: https://www.nsctotal.com.br/no...

Karyn Albrecht Siqueira de Maman
Coordenadora de Estudos Clínica no Centro de Pesquisa da Clínica Reichow
COREN 178226

CLINICA DE ONCOLOGIA REICHOW LTDA - CNPJ: 03.354.642/0001-87

icon-natela Natela - Soluções Web
Ícone whatsapp