A proteína é um nutriente muito importante para o funcionamento do organismo, responsável pela formação de células novas, ela auxilia no transporte de substâncias no sangue, na produção de hormônios e na formação de músculos.
Não há restrição para a carne vermelha durante o tratamento de quimioterapia, porém ela deve ser consumida com moderação, variando a ingestão semanal com outras proteínas importantes. Como por exemplo, as proteínas de origem animal (peixes, ovos, frangos, leite e derivados) e as proteínas de origem vegetal (feijão, grão de bico, lentilha e ervilha).
Durante o tratamento oncológico podem ocorrer alguns efeitos colaterais que muitas vezes desencadeiam no paciente o emagrecimento e a perda de massa muscular. Portanto, para manter a musculatura do corpo saudável e conseguir realizar atividades diárias, prevenir quedas, diminuir o cansaço e minimizar os possíveis efeitos colaterais, as proteínas de origem animal e vegetal devem ser consumidas diariamente.
Deste modo, uma alimentação balanceada com proteínas, frutas, verduras, legumes e cereais integrais são fundamentais para um bom tratamento, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Raquel N. Telles
Nutricionista da Clínica de Oncologia Reichow
CRN 10 – 2314