Tratamentos para câncer de pulmão com imunoterapia disponíveis em Blumenau

Tratamentos para câncer de pulmão com imunoterapia disponíveis em Blumenau

O câncer de pulmão é o segundo mais comum no Brasil e em cerca de 85% dos casos diagnosticados, estão associados ao consumo de derivados de tabaco.

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) estima-se que houve 1,8 milhão de novos casos de câncer de pulmão em 2012 (12,9% do total). O câncer de pulmão é a causa mais comum de óbito por câncer em todo o mundo, estimada em cerca de um em cinco (1,59 milhões de óbitos, 19,4% do total). O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer.

Porém como uma das grandes incidências no mundo, o câncer de pulmão também foi nos últimos anos foco de busca de novas oportunidades de tratamento, visando oferecer maior qualidade de vida aos pacientes e maior eficácia no combate a esse tipo de tumor, isto se dá através da pesquisa clínica.

A pesquisa clínica traz vários benefícios tanto para o participante quanto para a equipe que trabalha nessa área. Há um acompanhamento diferenciado quanto a exames e consultas, sendo estes padronizados através de protocolos de estudos, que requerem uma maior frequência garantindo segurança e avaliação da eficácia do tratamento. Além disso, o participante poderá ter acesso a medicamentos de ponta que por diversas vezes não estão acessíveis, principalmente na área de oncologia, onde há uma grande quantidade de medicamentos de alto custo.

Se tratando de novos medicamentos, a imunoterapia foi um divisor de águas no combate ao câncer, concedendo inclusive o prêmio Nobel da Medicina em 2018 para os pesquisadores que identificaram este tratamento. De forma geral, a imunoterapia usa o próprio sistema imunológico do indivíduo para combater os tumores, obtendo em grande parte dos pacientes respostas melhores e mais duradouras com este tratamento.

Além da imunoterapia, há também outros tratamentos chamados “terapia-alvo” no qual o medicamento age diretamente em um receptor da célula tumoral, aumentando as chances de resposta ao tratamento. Estas terapias bloqueiam proteínas específicas – alvos moleculares, daí o nome terapia alvo – importantes para o funcionamento da célula cancerosa, minando suas possibilidades de expansão e reduzindo os danos causados por elas.

Existe também uma classe de medicamentos alvo denominados inibidores de angiongênese que têm como alvo o tecido que rodeia o tumor. Estas drogas se concentram em deter a angiogênese, que é o processo de produzir novos vasos sanguíneos. Como um tumor necessita dos nutrientes fornecidos pelos vasos sanguíneos para crescer e se espalhar, o objetivo das terapias antiangiogênese é essencialmente, deixar o tumor “morrer de fome”, bloqueando o desenvolvimento destes novos vasos sanguíneos.

O Centro de Pesquisas Clínica Reichow já disponibilizou imunoterapia para pacientes com câncer de pulmão através de estudos clínicos com resultados promissores. Atualmente possui a aprovação de mais 03 estudos para pacientes com câncer de pulmão que terão início nos próximos meses. O primeiro estudo irá recrutar pacientes com câncer de pulmão do tipo não pequenas células que ainda não possuem doença avançada (sem metástases) para tratamento com imunoterapia junto a radioterapia, já o segundo estudo recrutará pacientes também com câncer de pulmão do tipo não pequenas células porém já em estágio avançado (metastático) para tratamento com terapia alvo. Enquanto isso o terceiro estudo abordará uma outra população de pacientes, os que possuem câncer de pulmão do tipo pequenas células em estágio avançado para também utilizar tratamento com imunoterapia. Estes estudos serão oferecidos em centros no Brasil, além de países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, França, Itália, entre outros.

Atualmente a pesquisa clínica vem aparecendo cada vez mais como uma oportunidade extra para tratamento principalmente no caso de doenças avançadas, como o câncer, onde muitos pacientes também já optam e procuram pelas pesquisas para se voluntariar e isso incentiva cada vez mais a busca por tratamentos de ponta e com redução de efeitos colaterais.

A equipe do Centro de Pesquisas Clínica Reichow está disponível para esclarecimentos de dúvidas e informações através do telefone 47 3380-5858 ou e-mail: centrodepesquisa@clinicareichow.com.br


Karyn Albrecht Siqueira De Maman
Coordenadora de Estudos Clínicos da Reichow Centro de Pesquisa
COREN/SC 178226

CLINICA DE ONCOLOGIA REICHOW LTDA - CNPJ: 03.354.642/0001-87

icon-natela Natela - Soluções Web
Ícone whatsapp