Os tumores neuroendócrinos são um grupo de neoplasias com origem em células endócrinas de diversos órgãos como pâncreas, intestino, pulmões e muitos outros. O sistema neuroendócrino é responsável pela produção de hormônios para regular diversas funções do nosso corpo, tais como a digestão, a respiração e a forma que nosso organismo reage ao estresse.
No Brasil, estima-se uma incidência de cerca de 10 mil novos casos de tumores neuroendócrinos por ano. Esses tumores têm comportamento muito distintos, alguns crescem bem lentamente e outros são mais agressivos. Aqueles que têm maior semelhança ao tecido do qual se originaram são classificados como bem diferenciados (graus I e II com baixo ki-67) e aqueles com maior taxa de proliferação celular são classificados como pouco diferenciados (grau III com alto ki-67).
Os tumores neuroendócrinos bem diferenciados têm como característica comum a expressão dos receptores de somatostatina, enquanto os tumores pouco diferenciados, chamados de carcinomas neuroendócrinos, apresentam pouca ou nenhuma expressão desses receptores.
O PET DOTA é um exame que utiliza uma medicação radioativa de baixa dose com afinidade específica para os receptores de somatostatina. O exame possibilita determinar onde o câncer se encontra e se este já se espalhou para outros órgãos.
O PET DOTA é o melhor exame de imagem para pacientes com tumores neuroendócrinos bem diferenciados porque é mais sensível e mais específico que os exames de imagem convencionais mais utilizados, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.
As indicações para o exame de PET DOTA incluem o estadiamento inicial para avaliar se a doença já se espalhou para outros órgãos, a pesquisa da lesão primária quando esta não se evidencia nos exames de imagem convencionais e determinação do grau de expressão de receptores da somatostatina para tratamento com octreotida (Sandostatin) ou ainda com o lutécio-177 DOTA (tratamento com radiação).
Diretor Técnico Responsável Clínica de Oncologia Reichow: Dr. Sandro Laércio Reichow - CRM 6382/SC l RQE 2224
Diretor Técnico Responsável OncoPETscan: Dr. Fábio Peroba Esteves - CRM 20571/SC l RQE 12003
*Informações do site da OncoPETscan