Você conhece o tratamento Lutécio PSMA?

Você conhece o tratamento Lutécio PSMA?

O tratamento com Lutécio PSMA está disponível em Blumenau através da OncoPETscan, marco importante no tratamento do câncer de próstata metastático.

O Lutécio PSMA é um tratamento radioativo disponível na clínica OncoPETscan e Clínica de Oncologia Reichow, é considerado uma alternativa para pacientes que já foram submetidos a vários tratamentos pra câncer de próstata metastático, como cirurgia, radioterapia, bloqueadores hormonais e quimioterapia.

O que é o Lutécio PSMA

A proteína PSMA é uma molécula presente em grande quantidade na membrana das células do câncer de próstata. Uma vez administrado na veia do paciente, o Lutécio-177 “viaja” pela circulação sanguínea até as células cancerígenas e fica fixado nelas, por se tratar de um isótopo radioativo que emite radiação beta, que é carregada pelo PSMA até a célula maligna.

Uma vez fixado na parede da célula, sua radiação quebra a fita de DNA dos núcleos presentes nas células cancerígenas, é por este mecanismo que o Lutécio PSMA elimina as células do câncer de próstata. O tratamento é feito através de 4 aplicações em intervalos de 6 semanas. Este tratamento não requer internação.

Requisitos e Contraindicações

As contraindicações são relativas e dependem de discussão multidisciplinar para avaliação de cada paciente. Em alguns casos, o tratamento pode ser adiado até o manejo clínico adequado.

Um pré-requisito para o tratamento é a realização de exame de PET\CT PSMA para avaliar as áreas afetadas e assegurar o acúmulo do material radioativo nos tumores. É preciso ainda realizar exames de sangue (hemograma, função renal e outros) porque o tratamento pode levar a uma diminuição do número de células sanguíneas e redução da função renal.

Resultados e Estudos Recentes

Os resultados apresentados no Congresso Americano de Oncologia (Asco, 2021) mostram que este tratamento é capaz de prolongar a sobrevida dos pacientes. Alguns trabalhos científicos publicados na revista The Lancet Oncology no início de 2021 já apontaram que esta opção terapêutica é mais eficaz e menos tóxica que a quimioterapia para o câncer de próstata metastático.

Um estudo clínico australiano de fase II avaliou pacientes com câncer de próstata resistente à castração e doença em progressão mesmo após tratamentos usuais, que apresentavam alta captação ao PET/CT com PSMA. Os pacientes selecionados receberam até quatro ciclos de [177Lu]-PSMA-617, uma molécula radiomarcada que permite tratamento por emissão de partículas beta.

Os dados publicados no The Lancet Oncology, de junho de 2018, revelam que, dos 30 pacientes avaliados, 57% apresentaram declínio > 50% do PSA (Antigénio Específico da Próstata), com 82% de taxa de resposta objetiva em doença nodal ou visceral naqueles que tinham doença mensurável. As toxicidades foram, em sua maioria, graus 1 e 2, com quatro pacientes apresentando plaquetopenia (nível excepcionalmente baixo de plaquetas no sangue) graus 3 ou 4.


A OncoPETscan foi projetada com o objetivo de ser um centro de referência no Estado. Atuando no diagnóstico e tratamento oncológico, a clínica é especializada no diagnóstico por imagem molecular (PET-CT) e na internação de pacientes para a iodoterapia.

Dr. Fábio Peroba Esteves
Médico Nuclear e Diretor Técnico da OncoPETScan
CRM/SC 20571 - RQE 12003

CLINICA DE ONCOLOGIA REICHOW LTDA - CNPJ: 03.354.642/0001-87

icon-natela Natela - Soluções Web
Ícone whatsapp